fbpx

Qual a melhor solução para monitorar múltiplas câmeras de segurança?

28 abr 2016 Tecnologia de Segurança

A implantação de um sistema de segurança com câmeras de monitoramento traz inúmeros benefícios para a rotina de diferentes empresas. Com esses equipamentos é possível inibir ações criminosas, prevenir situações de risco, evitar fraudes institucionais e até fazer o controle de produção da empresa.

Contudo, quanto mais complexa for a infraestrutura de monitoramento maior será a exigência de componentes para captura de imagens. Consequentemente, muitas pessoas pensam que há também a necessidade de aumentar o número de profissionais dedicados à vigilância e para fazer as análises dos vídeos, o que não é necessariamente correto.

Se você quer descobrir qual a melhor solução para monitorar múltiplas câmeras de segurança, veja a seguir alguns equipamentos e serviços que podem tornar essa ação mais eficaz e econômica, oferecendo um ótimo custo-benefício para o seu negócio.

Utilize tecnologia VMS

Com a adoção de tecnologia VMS é possível fazer o gerenciamento de vídeo, gravar e exibir imagens em real time a partir de múltiplas câmeras de vigilância, sejam elas digitais ou analógicas com alarmes.

Esse tipo de software é baseado em IP (Internet Protocol), o que o torna mais expansível e flexível. Com isso, é possível controlar um sistema com essa tecnologia de qualquer lugar na rede ou de qualquer computador pré-configurado, e ainda assistir as imagens ao vivo ou recuperar arquivos armazenados.

Invista em monitoramento remoto terceirizado

Como já citamos anteriormente, com a adoção de tecnologia IP é possível fazer a visualização das imagens seja do console central, como de qualquer computador pré-configurado. E, a grande vantagem nisso é que ela oferece a possibilidade de monitoramento remoto por uma equipe terceirizada, totalmente dedicada ao serviço.

Assim, além de não precisar se preocupar com a contratação de funcionários para cuidar do sistema de vigilância, não será necessário também ter um espaço físico dentro da sua empresa para abrigar essa equipe.

Use equipamentos de vídeo inteligente

Mesmo que a infraestrutura de seu negócio exija um número alto de câmeras de segurança, alguns equipamentos podem tornar o sistema de monitoramento mais eficiente e assertivo. É o caso da análise de vídeo inteligente.

Além de fazer a captura de imagens, tal qual uma câmera comum, esses componentes são compostos por softwares que são capazes de detectar ações específicas pré-configuradas e acionam um evento somente quando algo de anormal acontece no ambiente monitorado. Dessa forma, diminui-se consideravelmente o número de agentes dedicados e otimiza-se o tratamento de eventuais situações de risco, a qualquer hora do dia.

Invista em um software de gestão de eventos

De nada adianta investir em câmeras, sensores e storages de última geração, se você não tiver um bom software de gestão de eventos. Independentemente de estarem atrelados a vídeos inteligentes ou não, esse programa é capaz de armazenar e colocar numa fila todos os alertas disparados, até que sejam devidamente tratados. A vantagem é que assim não se corre o risco do operador deixar acumular muitos eventos e esquecer de tratar um ou outro.

É preciso ressaltar também que já existem no mercado alguns softwares que automatizam parte do tratamento de eventos, conseguindo, por exemplo, discar para a policia ou mandar um SMS para o Gestor de maneira autônoma.

O que achou dessas dicas? Se você quer saber mais sobre monitoramento e tecnologia de segurança, conheça as soluções da Avantia, uma empresa renomada, que oferece produtos e profissionais reconhecidos pelo mercado.

Assine nossa newsletter

EnglishPortugueseSpanish