fbpx

Qual o impacto da tecnologia no setor financeiro?

18 abr 2022 Áudio Alerta, Áudio e Vídeo, Mercado Financeiro, Tecnologia de Segurança

O mercado financeiro é um dos maiores investidores em tecnologia de segurança, uma vez que sua implementação dentro das instituições beneficia tanto profissionais quanto clientes. Sempre em constante aprimoramento, os avanços neste setor proporcionam maior proteção a pessoas, ativos e documentos. Por isso, conheça alguns exemplos de soluções inovadoras que podem ser aplicadas nas empresas e entenda qual o impacto da tecnologia no setor financeiro. 

Inteligência Artificial e Machine Learning

Com a aplicação de IA e Machine Learning, os equipamentos tecnológicos são capazes de assimilar os padrões dos dados corporativos, otimizando processos e reduzindo falhas. Alinhadas ao Big Data, essas ferramentas também conseguem mapear movimentações e identificar transações fraudulentas ou desvios.

Além disso, essas tecnologias de segurança viabilizam o uso de reconhecimento facial, podendo ser utilizadas para controlar a circulação de profissionais em áreas restritas da companhia e para acesso de contas e autenticação de pagamentos de clientes.

Hiperautomação

A automação de processos tem o objetivo de aumentar a eficiência operacional do setor financeiro e reduzir custos em atividades repetitivas, evitando o retrabalho em casos de erros. Dentro das instituições financeiras, a hiperautomação já é utilizada para abertura de contas e tomada de crédito, agilizando métodos e efetuando decisões sem necessidade de intervenção humana.

Internet das Coisas

Uma das funcionalidades da IoT é oferecer atendimento personalizado ao reunir dados sobre os clientes, gerando um serviço humanizado. Com esse recurso, a empresa é capaz de sugerir produtos baseados nas preferências ou necessidades dos consumidores.

Dessa forma, quando integrada ao Big Data, colabora no combate à falsidade ideológica, apresentando potencial para rastrear a localização do usuário.

Veja também: Como monitorar a temperatura de freezers e geladeiras com IoT

Blockchain

Conhecido por oferecer suporte às operações com criptomoedas, o blockchain atua na autenticação de transações, incluindo recursos antifraude. Os dados armazenados nesta rede compartilhada são criptografados, impossibilitando que qualquer informação seja excluída após adentrar o sistema.

Este cenário inovador é uma realidade crescente e demonstra qual o impacto da tecnologia no setor financeiro em relação à segurança. Segundo estudo divulgado em janeiro pelo Distrito, fonte de informações sobre o mercado de inovação, startups que atuam na área financeira (fintechs) receberam investimento de US $3,7 bilhões em 2021, valor superior aos aportes realizados em qualquer outro setor. 

Sugestão de leitura: Transformação digital e segurança nas transações financeiras

Fintechs

As startups financeiras seguem transformando o setor a partir do desenvolvimento de processos baseados na tecnologia. Estas empresas procuram oferecer praticidade por meio  de soluções digitais de serviços, como pagamentos, empréstimos, seguros, investimentos, entre outros.

Com isso, um dos objetivos das fintechs é agilizar o atendimento ao cliente por meio da redução de burocracias. Essa tecnologia no setor financeiro possibilita que qualquer procedimento possa ser feito pela internet, desde o envio de documentos até assinatura de contratos.

Segurança

Ao falar sobre qual o impacto da tecnologia no setor financeiro, é impossível desviar-se do tema segurança. Apesar dos inúmeros benefícios que as ferramentas tecnológicas trazem para a área, também há riscos presentes nesse mercado. 

No âmbito da segurança patrimonial, é de extrema importância o investimento em analíticos de áudio e vídeo para monitorar atividades suspeitas no perímetro, controlar o tempo de espera em filas e detectar objetos abandonados, disparos de arma e tentativas de arrombamento.

Em relação à proteção de  dados digitais, é importante oferecer treinamentos para instruir os colaboradores da instituição sobre formas de defesa, manter os dispositivos atualizados, elaborar políticas de segurança e investir em softwares de monitoramento para auxiliar na confidencialidade dos dados.

Veja também: Segurança Exponencial – Monitoramento Ativo

Mesmo com tudo isso, manter-se envolvido nas tecnologias de segurança dentro do mercado financeiro possibilita enxergar novas oportunidades para os negócios, seja na gestão da organização ou no atendimento ao cliente.

Assine nossa newsletter

EnglishPortugueseSpanish