fbpx

Segurança no metaverso: abertura do ST

14 mar 2023 Eventos, Security Talks

Painel abordou discussões importantes para o setor

Depois de três anos vivendo os desafios de uma pandemia, a Avantia realizou a 5ª edição do Security Talks em formato presencial. O evento, que aconteceu na quinta-feira (09/03), reuniu em São Paulo centenas de profissionais do mercado de segurança e tecnologia.

A programação iniciou com um relevante debate sobre a segurança no metaverso, mediado por Silvano Barbosa, sócio da Cthub, com participação dos especialistas Rony Vainzof, do Depto de Defesa e Segurança da FIESP, e Leo Lacerda, da VRGlass.

Uma discussão repleta de insights e projeções para o futuro que, segundo os conferencistas, não está tão longe da realidade das organizações. “A tendência é que nos próximos anos todas as empresas estejam no metaverso e, consequentemente, a área de segurança precisará atuar neste ambiente. Metaverso não é ‘terra de ninguém’, nós já temos legislação para isso, é preciso aplicá-la”, comenta Rony Vainzof.

As interações no ambiente virtual, propostas pelo metaverso, vieram para ficar. No entanto, é essencial que se estabeleça políticas de cibersegurança a fim de proteger os dados, as identidades dos usuários e evitar possíveis abusos. De acordo com as percepções de Leo Lacerda, os riscos desse modelo ainda estão sendo tratados com certa leniência pelo mercado. “Os jovens já nasceram em um mundo totalmente digital, eles têm amigos virtuais em toda parte. Essa nova geração não tem noção das ameaças como hackers capturando dados de linguagem corporal, assédio sexual e etc”.

Os palestrantes endossam a execução da nova política nacional de segurança cibernética — prevista para vigorar em breve —, para cobrir as inovações da área. “Uma medida essencial que pavimenta a atuação de bigtechs para que se posicionem no mercado de cybersecurity e garantam a segurança dos usuários no metaverso.”

Assine nossa newsletter

EnglishPortugueseSpanish