fbpx

Investigações Corporativas: Tecnologias e Processos

07 Maio 2021 Institucional, Security Talks, Tecnologia de Segurança

Saiba com o que contar se for vítima de sabotagens internas!

Corremos riscos de roubos o tempo todo enquanto pessoa física e, infelizmente, casos são comuns também dentro das empresas, de diversas maneiras. Levando isso em consideração, hoje falaremos sobre a importância de ter um Sistema de Segurança em sua corporação, a fim de reduzir esses riscos. 

Em 40% dos casos de roubos ou fraudes corporativas investigados, a denúncia vem de uma pessoa, colaborador, funcionário, estagiário, enfim, que percebeu algo estranho dentro de um processo. Para que essa denúncia seja investigada com êxito é essencial ter um sistema de segurança bem definido, pois ele poderá oferecer uma estrutura tecnológica e processual completa, reunindo informações e coletando dados em um único local, facilitando o processo da investigação.  


Incorporando o sistema de monitoramento na empresa

Antes de instalar dispositivos de segurança e monitoramento, deve ser feita uma análise de risco para entender o que se quer de fato proteger, identificando pontos críticos e estabelecendo então a medida de proteção ideal. 

O sistema de Controle de Acessos ajuda em casos investigativos, pois através deste há como obter informações a respeito de quem entrou e saiu das áreas monitoradas. 


Sobre o incidente

É muito importante analisar o ambiente de trabalho de maneira geral, pois, em muitos casos, se o empregado está lesando o ambiente, a empresa ou algum companheiro, pode ser devido a insatisfação ou frustração a respeito do que é ofertado ao funcionário que está cometendo o delito, não que o ato seja justificável.

Os 3 elementos que compõem a materialização de um incidente, são:  

  • Acesso: a forma como chegar ao alvo;
  • Alvo: local onde há informações confidenciais, objetos de valor e afins;
  • Motivação: o que leva a pessoa a realizar o mau ato. 

A tecnologia do monitoramento atua somente na proteção do alvo, no controle aos acessos, dificultando a passagem e chegada à área de risco, previamente estabelecida, porém, quanto a motivação não há controle, visto que é intrínseca de cada pessoa. 


Dando play no processo investigativo

A partir do momento em que se inicia a investigação, já com a denúncia recebida, com os dados e informações coletadas, cria-se um Plano de Trabalho para que o contexto da ação seja compreendido, buscando provas, indícios e dados, unindo o que a tecnologia coleta nos monitoramentos aos processos e pessoas.

Esse Plano de Trabalho garante que a investigação tenha um propósito, mostrando o que deve ser investigado e quais recursos utilizar, atingindo ou superando as expectativas a respeito do resultado esperado.  

Seja qual for a tecnologia utilizada, CFTV, Controle de Acesso ou ferramenta de monitoramento de dados robóticas, ela atuará como uma base de apoio do operador e responsável de segurança daquele estabelecimento. Ela faz o trabalho “árduo” de reunir e captar todas as informações necessárias para que, com sua expertise, o operador e demais profissionais analisem o material e utilizem o que é útil e relevante para o processo. 

É importante ressaltar que, tudo isso não ocorre do dia para a noite, demanda tempo, atenção e muita análise. 

Por fim, acreditamos que não há barreiras intransponíveis, o tempo, a motivação e a dedicação são fatores que mostram que qualquer pessoa pode atingir o seu objetivo, seja ele qual for.   

Vá além da segurança básica, ofereça redução de custos e economia para sua empresa investindo em um monitoramento de ponta. 

Veja mais sobre o assunto aqui

Se interessou e quer saber mais sobre como a tecnologia pode contribuir para uma Segurança mais  Inteligente? Vamos conversar!

Assine nossa newsletter

EnglishPortugueseSpanish