fbpx

Vigilância por vídeo como serviço garante o funcionamento ininterrupto do sistema de monitoramento

03 jun 2022 Agronegócios, AMS, Áudio e Vídeo, Avantia Labs, Construção Civil, Data Center, Energia, Experiência do Cliente, Facilities, Industria, Infraestrutura, Institucional, Logística, Mercado Financeiro, Noticias, Saúde, Tecnologia de Segurança, Varejo, WeSafer

Os sistemas em nuvem, importante pilar da transformação digital, vêm evoluindo muito rapidamente e trazendo constantemente novos serviços e funcionalidades. No setor de monitoramento inteligente, a inovação fica por conta do VSaaS (Video Surveillance as a Service), ou, em português, Segurança por Vídeo como Serviço. A tecnologia possibilita hospedar na nuvem hardware e software de sistemas de segurança baseados em vídeo, para que os usuários possam acessar, monitorar, gravar, armazenar, reproduzir suas câmeras IP de qualquer lugar, por meio de qualquer dispositivo e ter fácil acesso aos arquivos das filmagens.

Em 2021, o setor de segurança eletrônica no Brasil faturou mais de R$ 9,2 bilhões, uma alta de 14% em comparação ao ano anterior, segundo dados da ABESE (Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança). Para 2022, a expectativa é que o crescimento do setor supere os 18%, com todos os segmentos em ascensão.

Os números são reflexo do aumento da adesão de soluções inteligentes por parte das empresas, como a implantação de body cams (câmeras corporais), equipamentos touchless, câmeras com reconhecimento facial, drones, rastreamento de frotas e veículos, entre outros serviços e projetos que ficaram paralisados no início da pandemia. Além disso, a aprovação do Estatuto da Segurança Privada em trâmite no senado federal e a ampliação de ofertas de tecnologia disponíveis no mercado que vão surgir e evoluir com a chegada do 5G ao país devem contribuir para que o crescimento esperado para 2022 se concretize.

Com um ecossistema de cidades inteligentes em ascensão e o aumento esperado nas demandas pelos serviços do setor de segurança eletrônica e videomonitoramento, é preciso garantir que os serviços se mantenham ativos, ininterruptos. A resposta, portanto, está na nuvem.

Sistemas em nuvem

Cloud Computing permite o uso remoto dos recursos da computação por meio da conectividade da internet. Através da nuvem, o usuário consegue acessar os mais variados recursos, programas ou informações por meio de um computador, tablet ou telefone celular. Tudo isso sem a necessidade de conectar-se a um servidor local, bastando apenas um navegador e uma boa conexão com a internet.

Os sistemas na nuvem têm inúmeras vantagens que os tornaram populares nos últimos anos, mas não precisar mais de altos investimentos em hardwares, sistemas operacionais e softwares para conseguir algum tipo de aplicação, bem como sua capacidade de armazenamento e processamento de dados, são certamente as principais delas. Além disso, são uma forma de democratizar informações e melhorar a experiência de quem precisa de recursos tecnológicos como esses.

VSaaS e suas vantagens

Identificar pessoas a partir das características faciais, verificar se a pessoa passou em uma determinada área monitorada, apresentar trajetos feitos por alguém, identificar tipos de veículos e placas, transmitindo alertas em tempo real a centrais de controle e monitoramento, promovendo ampla visão dos acontecimentos e auxiliando a atuação estratégica e tática. Essas são algumas das possibilidades que a inteligência artificial agregada aos sistemas de monitoramento é capaz, possibilitando aumento da segurança e eficiências das mais diversas operações, em variados setores da economia.

Contudo, essas e outras aplicações demandam de ferramentas que possibilitem o processamento e o armazenamento dos dados de forma segura e eficaz. E é nesse ponto que o custo-benefício da nuvem entra em destaque. O cloud computing, através do VSaaS, permite que Inteligência Artificial, Internet das Coisas e Aprendizado de Máquina fiquem acessíveis, operacionais e seguros.

Video Surveillance as a Service tem entre seus diferenciais a geração de economia para pequenas e médias empresas, uma vez que os usuários podem distribuir os custos ao longo da vigência do contrato, por exemplo. Ainda, permite armazenamento e backups consistentes dos dados e serviços e acesso em tempo real a partir dos mais variados dispositivos. A experiência do usuário tende a ser melhor sucedida, já que, via de regra, conta-se com sistemas ágeis e amigáveis.

Segundo o Diretor de Inovação da Avantia, uma das empresas líderes em tecnologia para segurança no Brasil, Ivo Frazão, a utilização de videomonitoramento para otimização de processos e aumento de eficiência em operações de segurança, aliado a plataformas de cloud computing de alta disponibilidade, permite dispositivos conectados a 5G cada vez mais acessíveis em termos financeiros e para usos mais comuns. “O cloud computing vem se tornando uma plataforma de computação cada vez mais convencional para vídeos e as organizações vêm buscando com mais frequência esse tipo de solução. Por isso, as empresas prestadoras de serviço estão criando centros de excelência em cloud e identificando com mais agilidade as demandas do mercado a fim de acelerar seus processos de desenvolvimento e assumir o protagonismo nesse nicho do mercado”, salienta Frazão.

Assine nossa newsletter

EnglishPortugueseSpanish