fbpx

Como a tecnologia pode ajudar o meio ambiente?

29 abr 2022 Tecnologia de Segurança

O meio ambiente se tornou uma das grandes pautas deste século, visto que as ações humanas em prol do progresso prejudicaram e continuam prejudicando a natureza, consumindo bens que são repostos apenas com a passagem de milhares de anos. Não é à toa que, atualmente, muitas empresas se preocupam com o impacto de seus atos sobre o ecossistema, investindo em práticas ESG nos processos operacionais da organização e se questionando como a tecnologia pode ajudar o meio ambiente

Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a Amazônia Legal bateu o recorde de alertas de desmatamento no primeiro trimestre de 2022, alcançando 941,34 km², número 64,19% maior que o mesmo período de 2021.

Veja também: A importância das empresas de segurança e tecnologia no atendimento às demandas ESG

Afinal, como a tecnologia pode ajudar o meio ambiente?

Considerando que a água, a fauna e a flora, assim como tantos outros itens são indispensáveis para a manutenção da vida humana, é essencial o investimento em tecnologia em gestão ambiental, que pode colaborar para a preservação da natureza. Alinhadas a esse propósito, instituições de proteção ao meio ambiente e companhias do setor da tecnologia caminham juntas em prol da biodiversidade.

Em áreas verdes menores, como parques, a possibilidade de instalar câmeras facilita a fiscalização do perímetro. Com a implantação de sistemas de videomonitoramento remoto, é possível flagrar em tempo real o descarte de lixo em locais inapropriados, identificar quem está poluindo rios e lagos, assim como acionar a Defesa Civil de forma imediata em casos de enchentes, incêndios e desastres naturais.

Confira: Câmeras tradicionais podem se tornar inteligentes

Já as áreas maiores, como florestas e mares, trazem consigo o desafio da larga extensão territorial e a baixa visibilidade causada pela incidência de nuvens, por exemplo. Por isso, o uso de tecnologia em gestão ambiental, como as geoespaciais, é comum na vigilância ambiental. Por meio dos dados obtidos por satélites, é possível usufruir da capacidade da Inteligência Artificial para ter maior controle sobre a desflorestação e poluição das águas. Os dispositivos conseguem detectar queimadas, árvores que estão sendo derrubadas para a extração da madeira e o derramamento de resíduos nos mares.

Veja também: Sistema de vigilância aérea antidrone reforça segurança em presídios

Além da união entre tecnologia e meio ambiente para evitar maiores destruições, é de extrema importância a utilização de soluções que colaboram para a recuperação e longevidade de ecossistemas já devastados. Neste cenário, destacam-se os drones que espalham sementes em áreas degradadas com o intuito de contribuir para o reflorestamento em massa. Esses equipamentos atuam também na contenção de incêndios florestais, localizando pontos críticos na área e identificando para onde o fogo se moverá em seguida.

Ainda no contexto de salvar as áreas já prejudicadas, existem projetos que, a partir de Inteligência Artificial, conseguem localizar plásticos nos oceanos. Dessa forma, é possível retirar os objetos para que sejam reciclados ou descartados de forma apropriada.

Confira: Inteligência Artificial pode eliminar alarmes falsos na segurança eletrônica

É possível notar como a tecnologia pode ajudar o meio ambiente e que isso pode ser a chave para um futuro mais verde e melhor qualidade de vida para as próximas gerações. Por acaso conhece inovações capazes de contribuir com a preservação ambiental? Entre em contato com a Avantia!

Assine nossa newsletter

EnglishPortugueseSpanish