fbpx

Como o monitoramento eletrônico ajuda na prevenção de roubos

23 dez 2020 Institucional, Tecnologia de Segurança

Conheça ferramentas de monitoramento eletrônico que podem ajudá-lo a evitar roubos e invasões em sua empresa

O monitoramento eletrônico é um dos principais recursos utilizados por quem tem a função de proteger empresas de invasões e roubos. As várias soluções tecnológicas hoje disponíveis no mercado, e que podem ser integradas a equipamentos de segurança, não garantem apenas a checagem de informações após uma ocorrência, na tentativa de punir os contraventores e reaver os prejuízos materiais, mas permitem, principalmente, a prevenção de crimes desse tipo.

Em tempos de isolamento social e de muitos profissionais atuam em home office, muitas empresas têm passado boa parte do tempo vazias, facilitando a ação de invasores. Diante desse cenário, o investimento em monitoramento eletrônico se tornou ainda mais importante. Clique aqui e confira um artigo sobre o tema.

Quanto o assunto é segurança eletrônica, um dos sistemas mais utilizados é o de alarmes. Ele, de fato, é fundamental para a prevenção de roubos, porque podem ser acionados assim que uma movimentação estranha acontece, dando o tempo necessário para que a equipe de monitoramento aja ou acione profissionais da segurança pública.

Há vários tipos de alarmes de segurança patrimonial disponíveis no mercado. Um exemplo são os sensores de presença, que captam a movimentação de massas quentes em uma determinada área. Existem, também, os sensores infravermelhos que geram sinais de luz invisíveis aos olhos humanos. Se alguém atravessá-los, o alarme é acionado. Há, ainda, os alarmes perimetrais, que localizam presenças não autorizadas em áreas externas e são ativados antes de a invasão se concretizar.

O controle de acesso é outra ferramenta bastante importante na prevenção de roubos, uma vez que possibilita que apenas pessoas autorizadas possam entrar e permanecer no local. Os sistemas de controle de acesso podem funcionar com cartões eletrônicos, biometria ou, em casos ainda não tão comuns, leitura da retina.

Já no que diz respeito às câmeras de segurança, além de gravar imagens para consultas posteriores, hoje elas contam com analytics e Machine Learning, ampliando consideravelmente o poder de atuação do equipamento. Um exemplo é o reconhecimento facial, que podem facilmente encontrar um rosto “estranho”, diferente de todas as fisionomias cadastradas no sistema de dados da empresa: rostos de colaboradores, terceiros ou pessoas com acesso temporário liberado. Ao reconhecer esses dados, o sistema emite um sinal, visual ou sonoro, para o computador, tablet ou smartphone da pessoa responsável pela área ou para a seguradora da empresa.

Esses são apenas alguns exemplos de como o monitoramento eletrônico pode ajudar na prevenção de roubos. Se tiver interesse em conhecer mais a fundo o que a Avantia pode fazer por você e sua empresa, entre em contato conosco. Temos as melhores soluções em equipamentos e softwares e construímos plataformas personalizadas e alinhadas com a transformação digital.

Assine nossa newsletter

EnglishPortugueseSpanish