fbpx

Empresas investem em armazéns inteligentes para elevar eficiência operacional

30 mar 2022 Áudio Alerta, Logística, Tecnologia de Segurança

O armazém inteligente eleva a eficiência operacional e reduz custos para as empresas, descubra suas vantagens.

Um dos principais desafios dos operadores é a integração de sistemas e hardwares para o rastreio de produtos, desde o depósito até a entrega para os clientes finais. Assim, os armazéns inteligentes conseguem auxiliar nessa empreitada, pois são formados por um centro logístico que utiliza recursos de última geração para aumentar a eficiência dos  processos, como o controle de estoque, despacho de mercadorias e rastreamento de entregas. 

Segundo Mário Tranche, gerente comercial de engenharia de soluções da Avantia, os armazéns inteligentes têm como principal função gerar dados para antecipar possíveis intercorrências de segurança ou para orientações, caso haja necessidade de alterar processos operacionais. 

Além disso, o armazém inteligente é uma instalação em que a maioria dos métodos são executados por robôs ou equipamentos de movimentação automáticos, dirigidos por um software logístico e complementados com tecnologias avançadas, como machine learning e a inteligência artificial.

Veja também: Era Digital – quais são os impactos causados ao setor de logística?

Quais são as vantagens dos armazéns inteligentes?

Passar de um armazém convencional para um armazém inteligente traz importantes benefícios para a gestão de uma empresa. Os principais são:

1- Leitura automática de mercadorias

O que pode ser melhorado com o uso do armazém inteligente  é, por exemplo, a leitura automática dos lotes de mercadorias. Para que isso seja possível, é necessário que os métodos de identificação dos volumes sejam padronizados e devidamente fixados em locais de fácil reconhecimento.

Os procedimentos de leitura e registros permitem que os produtos sejam armazenados de acordo com códigos específicos, utilizando sistemas de gerenciamento, elevadores automáticos e lançadeiras, que colocam os paletes nas posições adequadas e pré-estabelecidas no sistema. O resultado dessa aplicação é a redução no tempo de recebimento, armazenagem e envio de mercadorias, além de evitar possíveis falhas no processo.

2 – Rastreamento de produtos

Os sistemas de monitoramento existentes podem ser adaptados para que os itens sejam facilmente rastreados pelas câmeras, desde a entrada dos materiais até o carregamento dos caminhões. O uso dos dispositivos adequados podem garantir, segundo pesquisas de mercado, até 80% de recuperação de mercadorias roubadas.

3 – Monitoramento por vídeo

As câmeras de CFTV utilizadas nos armazéns inteligentes, além de controlar o espaço para prevenção de perdas, devem ser utilizadas, também, para acompanhamento de processos. Câmeras posicionadas próximas aos coletores de dados podem ter suas imagens indexadas pela leitura, com possibilidade de verificação do item pelo registro de imagem.

As câmeras têm função de identificação e classificação de objetos móveis ou não, assim como o uso de celulares em locais proibidos, quedas de pessoas ao chão, presença de veículos ou pessoas fora das áreas seguras e detecção de armas de fogo. Além disso, os analíticos monitoram áreas com produtos de alto valor, apontando acessos indevidos, portas abertas e pessoas presentes no local.

Todos os equipamentos de imagem estão aptos à integração em uma única central, compartilhada entre todas as áreas da empresa, com acessos remotos e em tempo real de todas as atividades. Assim, divide-se recursos e custos de aquisição, operação e manutenção dos sistemas.

Confira: Câmeras tradicionais podem se tornar inteligentes.

4 – Equipamentos autônomos

Esteiras rolantes e transportadores autônomos já são realidade em grande parte dos armazéns inteligentes. Os principais benefícios são a redução de espaço físico no armazenamento em estantes e a agilidade no transporte interno dos produtos, embalados ou não.

Uma das demandas dos operadores logísticos é aplicar Inteligência Artificial no momento do empacotamento das mercadorias, já que desvios de produtos nessa etapa do processo são frequentes.

5 – Geolocalização de veículos

A geolocalização de automóveis utiliza a tecnologia de GPS integrada à eletrônica dos veículos por meio de equipamentos de rastreamento, possibilitando apoio remoto, como a telemetria. Isso permite que funções como ligar e desligar o veículo possam ser executadas a partir da central de monitoramento. A principal função é saber onde está o automóvel e se está seguindo as rotas pré-definidas.

Confira: Central de Monitoramento inteligente

Aqui, a novidade é que a integração de sistemas de rastreamento com imagens de câmeras embarcadas nos veículos vem ganhando espaço. A aplicação de Inteligência Artificial em câmeras de CFTV veiculares conferem comportamentos que podem trazer alguma situação de perigo, como motorista dormindo, mais de uma pessoa na cabine, identificação de armas de fogo, dentre outros.

Lembre-se!
A Avantia Segurança e Tecnologia está sempre atenta aos avanços do setor para oferecer as soluções mais inovadoras do mercado.

Assine nossa newsletter

EnglishPortugueseSpanish