segurança eletrônica evita crises e perdas

Evitando crises com a segurança eletrônica

20 jan 2023 Tecnologia de Segurança

São muitas as variáveis que podem originar uma crise em uma empresa: problemas legais, financeiros, falhas operacionais, de gestão, de comunicação, de segurança, entre outros. A imagem do negócio perante os clientes e a sociedade também pode ser afetada, acarretando perda de credibilidade e confiança na marca.

Para reduzir a imprevisibilidade inerente a qualquer negócio perante os diversos cenários externos e trâmites internos, a gestão de riscos corporativos é uma ferramenta estratégica capaz de identificar pontos de vulnerabilidade e propor soluções antecipadas para evitar ou resolver possíveis problemas.

A gestão da segurança é um dos tópicos que deve estar contemplado e atualizado no plano de riscos, pois o controle e o acompanhamento das variáveis possibilita a implementação de ações para identificar os perigos, evitando ou mitigando perdas.

Prevenindo perdas

Roubos, furtos, falhas em processos e incidentes, seja na estrutura ou com pessoas, são alguns problemas que as tecnologias de segurança eletrônica podem evitar ou proporcionar ações mais rápidas e eficazes. Um mapeamento dos riscos nesse sentido permite identificar os principais pontos de vulnerabilidade e as oportunidades de melhoria, possibilitando a implantação de ferramentas que atuem preventivamente.

Uma pesquisa realizada pela Avantia nos meses de setembro e outubro de 2022 com 55 empresas revelou que todas registraram aumento no número de incidentes nos últimos 12 meses. Os principais estão relacionados à proteção de ambientes físicos, proteção de colaboradores, melhor atendimento ao cliente, melhores práticas e processos de negócio.

A mesma pesquisa mostrou ainda que cerca de 40% das empresas pesquisadas reconhecem que ainda têm muitas oportunidades de melhoria em relação aos seus planos de segurança e ações para evitar crises no negócio.

O setor de segurança eletrônica tem investido alto em inovação e desenvolvimento de novas tecnologias que ofereçam mais proteção às pessoas e aos negócios. O mercado global fechou o ano de 2021 valendo US$ 53,5 bi e deve chegar a US$ 80 bi em 2027, de acordo com o IMARC Group, consultoria de pesquisa de mercado.

Veja alguns exemplos práticos de soluções de segurança eletrônica que podem monitorar em tempo real ocorrências e contribuir para que sejam evitadas ou tratadas rapidamente.

Leia também: Cybersecurity e a segurança eletrônica

Roubos e furtos

Uma das formas de prevenir esses tipos de crime é através de alarmes perimetrais. Eles identificam presenças não autorizadas em áreas externas e são ativados antes de a invasão se concretizar. Outra possibilidade são os sistemas de controle de acesso. Com eles, apenas pessoas autorizadas poderão acessar determinados locais.

Através de Inteligência Artificial (IA) aplicada a imagens de câmeras de vigilância é possível, além de fazer o monitoramento de área ou ambientes restritos, detectar algumas situações que possam representar risco, como abuso de permanência – que analisa comportamento suspeito ou indevido com intenção de cometer um crime -, objetos retirados – que identificam quando determinados itens são retirados de um local não autorizado -, entre outros.

Sons também podem ser identificados através de analíticos de áudio, detectando explosões, quebras de vidro e até mesmo tiros.

O rastreamento de veículos e cargas também é uma alternativa para evitar ou recuperar mercadorias e veículos em casos de roubo. Ainda é possível utilizar ferramentas inteligentes a bordo. Internamente, permite vincular o motorista ao funcionamento do veículo. Externamente, podem evidenciar a iminência de um assalto ao identificar movimentação suspeita por muito tempo próximo do veículo.

Operações e estrutura

Sensores de incêndio, fumaça, temperatura, umidade, vazamento ou ruídos podem auxiliar desde ambientes industriais até varejistas, hospitais e armazéns, alertando quando o problema ainda é pequeno, evitando grandes perdas.

É possível também identificar o uso de EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) por parte dos colaboradores, evitando assim que o não uso de algum item de proteção possa resultar em problemas mais sérios em caso de acidentes de trabalho.

Câmeras podem identificar, se tiverem IA aplicada às imagens, que um objeto foi deixado estranhamente em algum local, gerando um alerta para verificação. Também podem monitorar espaços com acesso restrito ou que representem perigo em caso de entrada não autorizada, como áreas eletrificadas. 

Ambientes hospitalares podem contar com sistemas para gerenciamento de locais críticos, como farmácias, blocos cirúrgicos, UTI, recepção e acessos, monitorando atitudes indevidas.

Marketing e vendas

Com inteligência em sistemas de monitoramento é possível identificar gargalos no atendimento e no ambiente de lojas. O tempo para abordagem, espera na fila para pagamento ou pacote e a demora no próprio atendimento no caixa podem ser monitorados e analisados.

Isso permite a elaboração de estratégias para melhorias nessas áreas, como treinamento das equipes para um atendimento mais efetivo ou necessidade de contratação de reforço para algumas áreas mais demandadas, evitando a perda de clientes.

Soluções podem prevenir perdas e aumentar a proteção das empresas

As situações ilustradas neste material mostram apenas alguns riscos que podem ser solucionados com tecnologias de segurança eletrônica, que atualmente vão muito além das câmeras de vigilância. Para conhecer outras inovações e como elas podem ser aplicadas a fim de aumentar a segurança em sua empresa, entre em contato com nosso time.

Assine nossa newsletter

EnglishPortugueseSpanish
Conheça as soluções capazes de prevenir perdas e evitar crises nas empresas