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Segurança eletrônica no varejo

14 nov 2022 Varejo

Soluções para melhorar os resultados do negócio e aumentar a proteção dos clientes

Os últimos meses do ano são ótimas oportunidades para diversas empresas do setor do varejo aumentarem o faturamento e atingirem as metas. Contudo, as estratégias para chegar aos resultados positivos vão muito além de aumentar as vendas.

A expectativa de alta para o varejo em 2022 baixou de 1,3% para 1,2%, de acordo com revisão feita pela CNC – Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, após a divulgação, em outubro, dos resultados de agosto.

Este cenário mostra que, além de vender mais, as lojas precisam focar em estratégias para perder menos. Segundo a Abrappe, Associação Brasileira de Prevenção de Perdas, as perdas no varejo em 2021 passaram de R$ 24 bilhões.

Vamos conhecer algumas soluções que contribuem para aumentar a segurança, evitar perdas no varejo e, consequentemente, melhorar os resultados de sua empresa?

Saiba como a inteligência artificial pode contribuir com informações sobre o que está acontecendo no ambiente de loja, em tempo real, ampliando a visão sobre o negócio e extraindo estratégias para garantir uma experiência positiva e emplacar boas vendas.

Controle de acesso: Existem diversos softwares que fazem o controle de acesso ou intrusão, garantindo que somente pessoas autorizadas (colaboradores ou terceiros) entrem em determinado local. Biometria com digitais e detecção facial são alguns exemplos.

Roubos e furtos: Esse tipo de crime pode ser cometido não somente por pessoas externas, mas também por pessoas autorizadas. Utilizando inteligência artificial e câmeras com analíticos de vídeo, alertas podem ser emitidos em diversas situações, como abuso de permanência, objetos retirados ou entrada não autorizada a áreas específicas, por exemplo.

Áudio Alerta: Com o sistema, é possível detectar e classificar sons relevantes, como disparo de armas de fogo, vidros quebrando e arrombamento de portas, emitindo alertas em situações de não conformidade. 

Contagem de clientes: É possível controlar a quantidade de pessoas circulando em determinados períodos do dia, detectando horários de maior movimento. Isso permite fazer um mapa de fluxo e estabelecer estratégias para agilizar o atendimento.

Tempo de espera: Analíticos inteligentes podem estimar a demora para atendimento dos clientes, seja monitorando o período de espera em filas ou tempo para a abordagem de um vendedor, por exemplo. Com o aumento no movimento das lojas no fim de ano, é possível agir preventivamente, evitando a perda de clientes.

Mapa de calor: Este recurso auxilia na identificação de áreas com maior concentração de consumidores, bem como aquelas com pouco ou nenhum movimento. Também é possível saber por quanto tempo os clientes permanecem em determinada zona da loja.

Câmeras térmicas: Além de monitorar a temperatura corporal de colaboradores e clientes, elas também podem ser utilizadas para acompanhar e garantir o bom funcionamento de freezers e geladeiras.

Monitoramento inteligente: Com analíticos de vídeo é possível, além de acompanhar eventos e movimentações em determinadas áreas da loja, identificar prateleiras vazias ou com necessidade de reposição. A inteligência artificial também permite averiguar se sinalizações e ações de marketing estão atraindo clientes e favorecer a segurança das pessoas e do local.

Identificação de placas: Essa tecnologia consegue reconhecer os caracteres de uma placa de veículo, identificar e armazenar as informações em um banco de dados, o que possibilita o uso imediato ou futuro em caso de ocorrências. Outras funcionalidades são: abertura de cancelas ou portões automaticamente, reconhecendo carros autorizados ou não a acessar um ambiente, emissão de alertas ao identificar veículos roubados, acesso aos dados de horário de acesso, tempo de permanência do veículo no local, etc.

Quer saber mais sobre como a Avantia pode ajudar sua empresa? Entre em contato com nosso time e conheça outras tecnologias inovadoras desenvolvidas para garantir a segurança e contribuir para os resultados do varejo.

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