fbpx

Saiba como a segurança pode melhorar a experiência do cliente em shopping centers

24 set 2021 Áudio Alerta, Áudio e Vídeo, Tecnologia de Segurança, Varejo

Inteligência artificial colabora para a gestão e o monitoramento de fluxo, em tempo real.

Além de local para compras variadas, os shoppings centers são centros de lazer, diversão e alimentação. Entretanto, apesar da presença de funcionários responsáveis por efetuar a segurança do estabelecimento, os shoppings também são palco de incidentes que muitas vezes nem são percebidos de imediato pelos lojistas devido ao fluxo intenso de pessoas.

Quantas vezes já não vimos quiosques, localizados no meio dos corredores, sem a presença de um responsável? Ou, também, vendedores ocupados ou distraídos dentro das lojas? Para evitar a ação de oportunistas, a implementação de inteligência artificial para monitoramento e segurança tem se tornado cada vez mais comum. Em constante evolução, os equipamentos e a tecnologia a eles integrada geram melhor acompanhamento visual dos ambientes com grande volume de pessoas, sendo capazes de identificar ações suspeitas em tempo real.

Indicação de leitura: Três dicas que vão melhorar a segurança da sua empresa

A Internet das Coisas (IoT) permitiu, além de segurança, a centralização da gestão de utilidades, com otimização de processos e maior controle de atividades. Esta tecnologia está integrada, por exemplo, aos sensores responsáveis por monitorar a temperatura do ambiente. O sistema controla a temperatura interna do estabelecimento, oferecendo um clima mais agradável para a permanência dos clientes nos shoppings.

Ainda, por meio da implantação de câmeras de monitoramento com inteligência artificial, é possível acompanhar o comportamento do cliente, tanto dentro das lojas quanto nas áreas comuns, assim como analisar a frequência de visitas e o tempo que cada consumidor permanece no local.

Indicação de leitura: Controle de placas: uma solução para entrada e saída de veículos em shoppings e lojas de varejo

Para espaços como estacionamentos, indicamos o uso do controle de acesso Avantia Heimdall, sistema de gestão de dados obtidos pelo reconhecimento de placas de veículos. Este software analisa as placas dos carros que adentram o estacionamento do shopping, podendo detectar veículos roubados e acionar as autoridades. Ainda, o programa é capaz de criar blacklists, com placas de veículos indesejados e whitelists, para identificar e beneficiar clientes frequentes.

Para medidas de segurança contra o risco de bombas, o analítico de vídeo identifica objetos abandonados em ambientes de alta circulação, soando um alarme para que a equipe de monitoramento tome providências de forma ágil. E o analítico de áudio detecta, em tempo real, sons incoerentes com o ambiente, como explosões, tiros ou vidros quebrados, colaborando para uma evacuação mais organizada.

Em conclusão, o investimento em sistemas de monitoramento com inteligência artificial promove a automação de tarefas, economizando esforço e tempo das equipes de trabalho. Essa tecnologia leva à otimização de processos e redução de custos, além de transmitir maior segurança aos clientes e funcionários.

Gostou do conteúdo? Entre em contato e vamos conversar para melhorar a segurança em seu estabelecimento!

Assine nossa newsletter

EnglishPortugueseSpanish