fbpx

Segurança eletrônica reforçada nos jogos

01 dez 2022 Áudio e Vídeo, Tecnologia de Segurança

Confira as tecnologias que funcionam nos principais campeonatos do mundo

Mesmo para especialistas, planejar a segurança eletrônica em eventos esportivos é um desafio complexo, uma vez que contempla a análise de múltiplos fatores simultaneamente: quantidade de público, equipes, local de realização, envolvimento e emoção dos participantes, entre outros pontos que devem ser previstos a fim de mitigar os riscos de incidentes.

É importante observar que os parâmetros que garantem a segurança de um campeonato de hipismo, por exemplo, não são os mesmos aplicados a um grande clássico de futebol, dadas as suas particularidades de perfil de público, delimitação de espaços e demais características.

Para garantir a pacificidade dos eventos esportivos em diversas modalidades, os dispositivos de segurança eletrônica são ótimos aliados das empresas organizadoras. Confira alguns recursos e tecnologias adotadas pelos principais campeonatos no Brasil e em diversos outros países.

Sistemas de segurança eletrônica na Copa do Mundo – CATAR 2022

Os oito estádios que recebem a Copa do Mundo 2022, no Catar, contam ao todo com 15 mil câmeras de segurança monitoradas por técnicos em um centro de controle, com programas de última geração. Assim, todas as movimentações e incidentes nos espaços onde acontecem os jogos podem ser gerenciados de um único lugar.

As câmeras de vigilância possuem, ainda, sistema de reconhecimento facial, o que facilita para os organizadores a atribuição de danos e possíveis prejuízos à estrutura, entre outras possibilidades de alertas.

Procedimentos de segurança eletrônica na EUROCOPA

O Campeonato de Futebol Europeu, também conhecido como Eurocopa, é um dos mais relevantes do mundo. Considerando toda a dimensão das partidas, as medidas de segurança para evitar incidentes nos estádios e arredores devem ser bem planejadas.

O regulamento de segurança, definido pela União das Federações Europeias de Futebol (UEFA), determina a obrigatoriedade de câmeras fixas com recursos de Pan (Movimento panorâmico, horizontal – para esquerda e para a direita), Tilt (Movimento vertical) e zoom, para o monitoramento do público, acessos, entradas de estádios e todas as áreas do entorno, além de uma sala de controle dedicada.

A maioria dos estádios que sediarão a Euro 2024, na Alemanha, já utilizam soluções de monitoramento com sistemas de vídeo analítico, que contam com funções de inteligência artificial (AI), sensores ópticos, aplicativos de gerenciamento de dados e outras tecnologias acopladas.

Reconhecimento facial em grandes eventos esportivos do Brasil

O reconhecimento facial é um recurso cada vez mais utilizado em esquemas de segurança eletrônica privada. No segmento do esporte, a tecnologia pode ajudar na segurança dos participantes, controle de acesso e até a inibir a venda ilegal de ingressos.

O Palmeiras anunciou que até o final deste ano irá aderir ao modelo de reconhecimento facial no estádio Allianz Parque, inicialmente para realização de testes. Segundo o clube, se tudo ocorrer como o planejado, os jogos do Campeonato Paulista já contarão com o sistema.

Quando se trata de segurança em grandes eventos esportivos, é importante ratificar que quanto mais automatizado e preventivo for o sistema, menores são as possibilidades de incidentes. Por isso, os recursos tecnológicos integram-se, convenientemente, às estruturas de proteção para os estádios e proporcionam mais tranquilidade para organizadores e participantes.

Você também vai gostar de ler: Sistemas de segurança para grandes eventos

Assine nossa newsletter

EnglishPortugueseSpanish