fbpx

Monitoramento inteligente utilizando câmeras analógicas

23 jun 2022 AMS, Áudio Alerta, Áudio e Vídeo, Avantia Labs, Experiência do Cliente, Institucional, Tecnologia de Segurança, WeSafer

Conheça a tecnologia que possibilita o aproveitamento do legado e garante mais segurança

Closeup of CCTV camera on the wall

Como funciona o atual sistema de segurança do seu negócio? O que as suas câmeras de monitoramento conseguem te entregar além da reprodução das imagens de algumas áreas de sua empresa? Já ouviu falar em videomonitoramento inteligente?

A Inteligência Artificial aplicada às câmeras permite que elas enxerguem e reajam conforme o que estiverem vendo. São os analíticos de vídeo, que entregam às câmeras a “capacidade de pensar” e “informar” quando algum evento de risco é detectado.

Tenho câmeras analógicas, e agora?

Se você pensou que a única solução para ter um sistema de videomonitoramento inteligente é a troca completa da sua estrutura de câmeras, ou seja, do seu legado, saiba que não precisa começar tudo do zero.

As tecnologias de Inteligência Artificial, neste caso os analíticos de vídeo, podem ser aplicados em qualquer equipamento em atividade, mesmo em câmeras analógicas, aprimorando suas funções e deixando o sistema inteligente, abrangente e eficiente.

O que acontecerá é que, como os modelos analógicos não são conectados em rede e não possuem nenhum software instalado que permita a detecção automática de eventos, os softwares de análise inteligente terão que rodar fora da câmera.

Explicando melhor, se o seu aparelho não suporta esse tipo de tecnologia e investir na troca da sua estrutura é inviável no momento, é possível utilizar a plataforma inteligente através da nuvem e aplicá-la no aparelho que realiza o armazenamento dos vídeos. Ou seja, haverá tratamento das imagens e o analítico inteligente transmitirá para a central de monitoramento os respectivos alertas quando ocorrências forem verificadas pelo sistema.

Desta forma, você consegue mais segurança e eficiência no monitoramento de sua empresa, utilizando o seu legado e conseguindo agir rapidamente ou até de forma preventiva quando alertas gerados pelos analíticos de vídeo aplicados aos equipamentos forem emitidos.

Analíticos de vídeo: entenda

Um analítico de vídeo é uma tecnologia capaz de analisar e detectar eventos automaticamente, emitindo alertas. É como se a câmera pudesse pensar e responder com um alerta quando algo estranho for detectado.

É assim que a Inteligência Artificial é aplicada aos sistemas de videomonitoramento, tornando-os inteligentes. No caso dos analíticos, algoritmos são programados para reconhecer determinadas imagens e movimentos, avisando as equipes de vigilância quando algo específico acontecer.

A WeSafer, braço digital da Avantia, desenvolve um conjunto de soluções próprias baseadas em Inteligência Artificial que disponibilizam analíticos de áudio e vídeo para análise inteligente com base em visão computacional e machine learning.

Exemplos de Analíticos

Os analíticos de vídeo podem ser aplicados em seu parque de câmeras analógicas através do software que funciona por uma nuvem, como já falamos anteriormente, ou ainda podem ser usados em Câmeras IP, que possuem tecnologia embarcada de análise de vídeo e realizam automaticamente a gestão dos dados captados.

Vamos conhecer alguns tipos de analíticos e como eles podem ajudar na segurança do seu negócio?

Cruzamento ou monitoramento de linha: Gera alertas quando alguém cruza uma determinada linha virtual (um muro, um acesso) ou quando há circulação dentro de uma área pré-definida (um depósito, uma sala).

Movimento ou detecção de elementos específicos:  Identifica a existência de movimentos em um determinado lugar. Pode ser utilizado para monitorar a presença de pessoas ou veículos nos ambientes. O analítico consegue distinguir se o movimento é causado por uma pessoa – nesse caso dele emitir o alerta – ou um animal ou planta se movimentando, por exemplo.

Ausência de movimento: Dispara um alarme quando é detectada a falta de movimentos em uma determinada área. Pode ser usado para monitorar uma atividade específica, indicando se uma pessoa saiu do seu posto de trabalho ou se cochilou, por exemplo.

Aglomeração ou contagem de pessoas: Ajuda a identificar quando um local está com um número maior de pessoas do que a capacidade permite.

Retirada ou abandono de objetos: Os sistemas inteligentes também podem identificar quando um objeto é retirado de uma determinada área, indicando furto ou roubo, ou ainda quando algo é abandonado (caixa, mochila), alertando sobre algum material perigoso que foi deixado no local.

Permanência: A presença de uma pessoa em determinado local além de um tempo limite também é possível através do uso de analíticos. Pode indicar que alguém está à espreita, aguardando para alguma ação criminosa.

Essas são apenas algumas possibilidades que o uso de analíticos de vídeo aplicado aos sistemas de videomonitoramento pode entregar. As vantagens do uso desse tipo de tecnologia são inúmeras:

  • Diminui (e muito) a incidência de alarmes falsos;
  • Permite ações preventivas, antes mesmo do pior acontecer;
  • Reduz custos na operação devido à efetividade do sistema e redução das perdas;
  • Reduz custos na implantação, uma vez que pode usar a estrutura do seu legado;
  • Otimiza o tempo e traz mais assertividade no gerenciamento e na apuração dos fatos;
  • Aciona dispositivos remotamente, seguindo procedimentos que podem estar no protocolo do operador;
  • Entrega muito mais segurança, já que o sistema será capaz de identificar e analisar inúmeras situações em tempo real;
  • Disponibiliza imagens a qualquer momento, já que o armazenamento é na nuvem, inclusive para acesso mobile.

Se interessou pelo assunto? Entre em contato, vamos conversar!

Assine nossa newsletter

EnglishPortugueseSpanish