fbpx

5 motivos para usar a IA

12 jan 2023 Tecnologia de Segurança

Entenda por que sua empresa precisa de inteligência artificial aplicada nas imagens geradas por suas câmeras de monitoramento

Um sistema de videomonitoramento detecta o que os olhos humanos não conseguem ver. Na verdade, até conseguem, mas a capacidade do ser humano em relação ao número de eventos que é capaz de acompanhar ao mesmo tempo é limitada.

Já as câmeras de segurança que contam com Inteligência Artificial (IA) aplicadas às suas imagens não só detectam, mas analisam milhares de eventos simultaneamente e em tempo real, alertando sobre qualquer violação de regra ou atividade fora do padrão. E a análise de vídeo (e de áudio também) não fica restrita somente à segurança, se expandindo até mesmo para os resultados de uma corporação, através  da sua capacidade de impactar diversos processos de negócios.

Como a Inteligência Artificial funciona

Imagine uma máquina inteligente, capaz de pensar e tomar determinadas decisões. Inteligência Artificial é isso. Por meio de softwares, equipamentos assumem, de forma autônoma, um comportamento inteligente, similar ao do ser humano.

Contudo, embora a Inteligência Artificial aplicada aos sistemas permita proatividade na detecção e no alerta de anomalias específicas, ela age como um complemento fundamental para o sucesso das equipes de segurança, pois é a sua capacidade de analisar milhares de imagens ao mesmo tempo que entrega mais assertividade e eficácia ao trabalho do ser humano.

5 razões para sua empresa instalar câmeras de segurança com IA

Muito mais do que mostrar imagens de diversos locais ao mesmo tempo, seja no escritório, em um comércio, supermercado, armazém ou indústria, as imagens de monitoramento com Inteligência Artificial conseguem “dizer” quando algo fora do normal está acontecendo.

O alerta pode vir através do reconhecimento de comportamentos e placas, diferenciando humanos de animais ou veículos, identificando determinados eventos e objetos, monitorando posição, tempo e padrões de comportamento de pessoas. Tudo isso é possível com IA aplicada às imagens das câmeras de segurança, permitindo reconhecer eventos suspeitos e até a iminência de um crime acontecer.

Mas por que ter câmeras com inteligência artificial se você pode contar com câmeras comuns e ter pessoas “olhando” os monitores com as imagens? Vamos te dar alguns motivos:

  1. Alertas automáticos: A capacidade de reconhecer riscos antes que eles se concretizem, identificar um evento suspeito automaticamente e alertar a central de monitoramento ou os agentes de segurança, informando exatamente o local e o tipo de situação, é uma das grandes vantagens das câmeras com imagens que utilizam Inteligência Artificial.
  2. Limitação humana: Devido às características da cognição humana e à nossa capacidade limitada de manter o foco por muito tempo, estamos sujeitos a falhas. Imagine uma central de monitoramento, com dezenas – às vezes centenas – de telas com imagens de câmeras diferentes. Os operadores responsáveis precisam estar atentos para identificar eventos suspeitos no momento em que acontecem. Poucos segundos com o olhar fora das telas podem significar a perda do timing para identificar uma não-conformidade. Isso não acontece com a IA, pois o alerta é emitido mesmo que ninguém esteja olhando.
  3. Redução de custos: Com a inteligência artificial “cuidando” dos ambientes monitorados, a equipe de segurança operacional pode ser melhor aproveitada, uma vez que as tarefas “rotineiras” são executadas automaticamente. Além disso, os profissionais necessários podem focar em funções estratégicas, como a tomada de decisão para solução dos eventos identificados pelas câmeras ou análise dos dados gerados pela inteligência.
  4. Incansável e ilimitada: Quantos pontos você precisa monitorar com câmeras em sua empresa: 10, 100, 1000? Para a Inteligência Artificial, não importa o tamanho da área que precisa ser coberta com videomonitoramento e nem o período ou o dia. O sistema irá identificar e alertar situações de risco, sendo capaz de reconhecer padrões e até mesmo aprender com dados e experiências anteriores, sem ter sido necessariamente programado para isso.
  5. Base de dados estratégica: Analisar eventos e anomalias ocorridas em um determinado período e agir estrategicamente para eliminar as causas dos problemas é um dos grandes benefícios de contar com Inteligência Artificial pelas imagens das câmeras de segurança. Dados brutos se transformam em relatórios com informação e conhecimento para embasar tomadas de decisão. Em um supermercado ou shopping, é possível identificar, através de mapas de calor, os locais com maior e menor fluxo, possibilitando ações estratégicas para aumentar as vendas, por exemplo.

Que entender na prática como a inteligência artificial pode ser aplicada à sua empresa? Entre em contato com nossos especialistas!

Assine nossa newsletter

EnglishPortugueseSpanish