fbpx

5 Soluções para segurança corporativa

20 set 2023 Tecnologia de Segurança

Tecnologias contribuem para a proteção de pessoas, instalações e  equipamentos, evitando perdas para as empresas.

Imagine que você trabalha em um escritório ou sala corporativa em um condomínio comercial. As pessoas que acessam o local são praticamente as mesmas todos os dias e não há itens valiosos ou circulação de dinheiro no local. Como você classificaria o nível de segurança desse tipo de ambiente corporativo?

A resposta da maioria deve ter sido que este tipo de local é seguro. Ou que não apresenta grandes riscos. Isso porque o tipo de ambiente que descrevemos acima não tem, aparentemente, nenhum grande atrativo para que pessoas mal-intencionadas cometam delitos.

Contudo, não somente locais com objetos de alto valor agregado podem ser alvo de violações. São diversas as ocasiões que podem induzir ações criminosas.

E quando se trata de ambientes corporativos, a segurança física de pessoas, instalações, equipamentos e dados é prioridade. Ou pelo menos deveria ser. De acordo com a 17ª edição do Índice Global da Paz, divulgada no primeiro semestre de 2023 pelo Instituto de Economia e Paz, o Brasil está entre os países mais inseguros do mundo. Nosso país está na posição 132 de 163 nações pesquisadas.

Medidas de segurança em ambientes corporativos

Há uma infinidade de medidas de proteção que garantem a segurança em ambientes corporativos, prevenindo eventos indesejados ou ajudando a esclarecer as circunstâncias em caso de ocorrências.

As soluções passam por melhorar a iluminação, modernizar o controle de acesso, até instalar sistemas de videomonitoramento com visão computacional. A Inteligência Artificial, quando aplicada a câmeras de monitoramento, permite identificar automaticamente situações suspeitas ou ocorrências.

Mas será que sistemas de segurança eletrônica são realmente eficazes? De acordo com um estudo da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, sim. Os pesquisadores confirmaram, após entrevistas com assaltantes, que mais de 80% avaliam previamente se o local utiliza câmeras ou algum outro equipamento de segurança. Em caso afirmativo, desistem do ataque e buscam um ambiente com risco menor.

A Associação Brasileira de Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (ABESE) também apresentou estatísticas sobre a eficiência de ambientes com sistemas de vigilância. De acordo com levantamentos da instituição, a cada 100 tentativas de roubos em ambientes monitorados, 94% fracassam.

Qual é a melhor solução de segurança para sua empresa?

Antes de falarmos de alguns recursos existentes para aumentar a segurança em ambientes corporativos, é importante destacar que não é necessário adotar todos eles. Cada local, situação ou rotina apresenta riscos diferentes e, portanto, precisa de soluções distintas.

Isso significa que ser estratégico é o melhor investimento, mapeando previamente os riscos e analisando o nível de criticidade de cada um. Assim, é possível adotar as soluções certas para cada ponto de atenção.

Dito isso, vamos às principais soluções para aumentar a segurança em  ambientes corporativos.

  1. Sistemas de controle de acesso: Existem diversas tecnologias que permitem o controle de pessoas e veículos que circulam nos ambientes da empresa. Entre elas, podemos citar biometria, detecção facial, catracas, cartões magnéticos para colaboradores e visitantes, tags ou senhas e reconhecimento de placas de veículos.
  2. Alarmes: São utilizados para alertar sobre perigos iminentes, como incêndios, variações de temperatura e umidade, intrusões etc. Os alarmes podem inclusive ser conectados a centrais de monitoramento, agilizando a ação corretiva.
  3. Sensores: Muito comuns na detecção de vazamentos, ruídos, fumaça e incêndios, os sensores atuam na identificação de algumas ocorrências que podem colocar em risco as pessoas e as instalações.
  4. Botões de pânico: Normalmente instalados em pontos estratégicos, como recepção, balcão de atendimento ou em salas específicas, os botões de pânico emitem um pedido de ajuda. Esse tipo de recurso alerta para situações de grande perigo ou emergência.
  5. Câmeras de segurança e visão computacional: As câmeras por si só são uma ótima medida para prevenir ações criminosas. Mas, para isso, é preciso ter alguém sempre de olho nas imagens geradas por elas, observando a ocorrência quando ela acontece.

Uma forma segura de saber dos eventos e receber alertas de maneira autônoma é com visão computacional aplicada às imagens. Dessa forma, ocorrências são identificadas pelo sistema de vigilância e as notificações são emitidas  automaticamente para as equipes de segurança, agilizando a condução dos protocolos necessários.

Ainda, em casos que precisam de investigação ou análise posterior, as imagens geradas por câmeras podem fornecer evidências importantes.

Cibersegurança também deve ser prioridade

A segurança no ambiente digital também deve estar entre as prioridades das corporações. Dados sensíveis de colaboradores e clientes são alvos de inúmeras tentativas de ataques diariamente. Roubos ou vazamentos podem comprometer a reputação ou causar prejuízos financeiros para as empresas.

Para se ter uma ideia, o Brasil teve cerca de 23 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos no primeiro semestre de 2023, figurando em primeiro lugar na América Latina entre os países mais afetados. Os dados são do Cenário Global de Ameaças do FortiGuard Labs.

Segurança sem invadir a privacidade

Importante destacar que no caso de câmeras de monitoramento no ambiente corporativo, os colaboradores precisam estar cientes da vigilância. As câmeras podem ser instaladas nos seguintes locais:

  • Entradas e saídas principais (para pedestres e veículos)
  • Locais de circulação coletiva
  • Saguões principais
  • Salas de reunião
  • Pátios e jardins
  • Espaços onde haja materiais ou equipamentos de alto valor

É proibida a instalação de câmeras em:

  • Banheiros e vestiários (mesmo nas áreas consideradas de uso comum, como pias e espelhos)
  • Refeitórios

Para as salas de trabalho individuais, é permitida a instalação de câmeras desde que todas as demais recebam vigilância igualmente. Assim, evita-se o caráter discriminatório a um ou alguns colaboradores.

Ao contratar um fornecedor para cuidar da segurança de seu ambiente corporativo, lembre-se de verificar se a companhia segue as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD, Lei n. 13.709/2018). De acordo com a lei, todas as empresas devem tomar medidas para garantir a privacidade dos dados dos indivíduos em relação às informações pessoais compartilhadas no ambiente digital.

Assine nossa newsletter

EnglishPortugueseSpanish