fbpx

Novidades tecnológicas na segurança eletrônica.

11 jul 2022 Agronegócios, Experiência do Cliente, Industria, Infraestrutura, Institucional, Tecnologia de Segurança

Conheça as aplicações de radares e drones nos mais diversos segmentos

O mercado da segurança eletrônica no Brasil cresceu 14% em 2021. Esses números são da ABESE (Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança) e refletem o aumento da procura e da adesão por soluções inteligentes, especialmente devido à pandemia.

Para 2022, a expectativa é de fechar o ano com 18% de crescimento. A aprovação do Estatuto da Segurança Privada, em trâmite no senado federal, e a ampliação das ofertas de tecnologia e inovação com a chegada do 5G ao país (computação em nuvem, internet das coisas – IoT -, inteligência artificial, etc.) são fatores que devem impactar ainda mais positivamente o setor.

Para atender às expectativas de crescimento, modernização e segurança, bem como às demandas por soluções que ofereçam cada vez mais proteção, as empresas prestadoras de serviços precisam estar atentas às inovações e novas tecnologias. A Avantia tem como premissa a busca por inovações tecnológicas, acompanhando os movimentos de mudança do mercado de segurança eletrônica e da revolução digital, através da inteligência artificial.

Assim, unindo tecnologia, engenharia e segurança, conseguimos entregar para os clientes alternativas que integrem soluções, possibilitando o cuidado e a segurança de pessoas e patrimônios. A seguir, vamos mostrar as aplicações de duas tecnologias do mercado da segurança eletrônica: Radar perimetral e Drone.

Radar perimetral

Também conhecido como aparelho de radiodetecção, o radar funciona fazendo a varredura por meio das ondas de rádio direcionadas. Através de uma antena, que transmite sinais de alta frequência, é possível “atingir” o alvo monitorado. Quando isso acontece, o sinal é refletido de volta para essa mesma antena, que também atua como receptora.

Com a velocidade e o tempo de propagação e retorno do sinal, é possível saber com precisão a localização do objeto. O uso integrado do radar com sistemas de monitoramento e de inteligência artificial permite diversas outras funcionalidades, como imagens de alta qualidade, com o uso de câmeras speed dome, e análise da massa para identificar se é uma pessoa ou um veículo.

O radar perimetral é muito usado em áreas rurais, para monitoramento de atividades do agronegócio, mas também tem várias aplicações em áreas urbanas, como parques e condomínios, bem como centros de distribuição, portos e aeroportos, especialmente quando atua de forma integrada com outras tecnologias e com a aplicação de inteligência artificial.

Drones

O drone tem sido visto como uma importante ferramenta para monitoramento e segurança em diversos setores, sejam eles públicos ou privados. Isso é resultado da facilidade e velocidade para deslocamento e infiltração em locais de difícil acesso.

Além do videomonitoramento, é possível potencializar as vantagens de um drone ao agregar inteligência artificial, com o uso de analíticos de vídeo, facilitando e entregando muito mais precisão e eficácia em atividades de ronda e monitoramento de perímetros.

Em cenários de risco, como incêndios, enchentes e resgates de pessoas, existem atualmente drones com tecnologia para suportar temperaturas extremas, autonomia estendida para sobrevoos mais demorados, alto-falantes para transmissão de avisos e instruções, câmeras de alta definição com reconhecimento facial e produção de imagens térmicas para a criação de mapas de calor.

Outras aplicações muito comuns dos drones são para videomonitoramento de tráfego em rodovias ou trânsito nas cidades, segurança em presídios, em áreas de manutenção e obras, busca de pessoas perdidas e no setor de logística, seja no acompanhamento da aproximação de veículos de centros de distribuição e fábricas ou no apoio interno em armazéns.

Já existem inclusive aplicações de drones na prevenção e monitoramento de ações criminosas nas cidades, contribuindo para a segurança pública através de reconhecimento facial, de veículos e detecção de ameaças ou situações que representem perigo à população.

Gostou desse artigo? Então continue acompanhando nosso blog.

Em breve traremos um novo conteúdo com outras tecnologias do mercado da segurança eletrônica e como elas podem ser aplicadas ao seu negócio.

Você também vai gostar de ler:  MONITORAMENTO VIA DRONE GANHA VISIBILIDADE NO SETOR DE LOGÍSTICA.


A Avantia é atualmente uma das líderes em segurança eletrônica no Brasil. Oferece soluções digitais aos mais diversos setores da economia, com desenvolvimento próprio de Inteligência Artificial, sempre alinhada à necessidade e ao cenário apresentado pelo cliente. Entre em contato com nossa equipe e veja como podemos contribuir com a segurança na sua empresa.

Assine nossa newsletter

EnglishPortugueseSpanish