fbpx

Tecnologias inteligentes para condomínios.

30 jun 2022 AMS, Áudio Alerta, Áudio e Vídeo, Construção Civil, Experiência do Cliente, Institucional, Tecnologia de Segurança, WeSafer

Você sabe como prevenir ações criminosas e proteger os moradores de condomínios?

Segurança em Condomínios

Uma das principais razões para as pessoas optarem por morar em apartamentos é a segurança. Boa parte dos condomínios contam com portarias, sejam elas com um porteiro físico ou portaria remota, e sistemas eletrônicos de vigilância por câmeras, o que entrega a sensação de mais proteção.

Porém, considerando o número de moradores – muitos condomínios parecem até bairros dada a população residente -, visitantes e prestadores de serviços que diariamente circulam pelas áreas internas de um condomínio, o que garante de fato a segurança de todos? Como controlar o acesso para garantir que somente pessoas autorizadas e sem más intenções entrem no condomínio?

            O recente furto no apartamento do influenciador digital Carlinhos Maia, em um prédio de luxo em Maceió, Alagoas, trouxe à tona a discussão sobre a segurança em condomínios. Neste caso, as imagens das câmeras de segurança mostraram dois suspeitos na garagem do edifício, com o corpo e a cabeça cobertos, para não serem identificados. Eles estavam em situação suspeita, à espreita, tentando desviar das câmeras ou passar por pontos cegos. Conseguiram entrar na área privativa do edifício, arrombaram a porta do apartamento do influencer e saíram levando acessórios avaliados em mais de R$2,5 milhões.

Após essa ação criminosa, foi identificado que algumas câmeras haviam sido desligadas ou manipuladas e que um alerta emitido sobre uma movimentação foi ignorado pela equipe de segurança. Isso evidencia um ponto fundamental quando o assunto é segurança por videomonitoramento: o preparo das equipes de segurança. Até mesmo os sistemas mais modernos, com analíticos de vídeo que identificariam e gerariam um alerta em um caso como o relatado, precisam da ação de uma equipe técnica que esteja qualificada e preparada para identificar e saber como agir em situações suspeitas.

Nesse sentido, para garantir uma segurança patrimonial e de pessoas efetiva, a união de tecnologia, por meio da inteligência artificial, e capital humano qualificado fará a diferença, entregando mais proteção e tranquilidade.

Ainda, para definir as melhores ferramentas para mitigar os principais perigos, o ideal é que cada condomínio tenha um plano de gestão da segurança. Para tanto, uma análise e um mapeamento dos riscos se fazem necessária, bem como um planejamento de ações. Essas iniciativas são fundamentais para otimizar o resultado das ferramentas tecnológicas.

Confira a seguir algumas soluções que podem ser aplicadas em condomínios, aumentando a segurança de todos.

Inteligência artificial aplicada a condomínios

            A Avantia entregam soluções de segurança com inteligência artificial própria, de seu braço digital WeSafer, possibilitando extrair informações das imagens, aumentando o nível de proteção, tornando os processos de vigilância mais seguros e eficientes. É mais segurança para pessoas e patrimônios.

            A inteligência artificial aplicada ao videomonitoramento permite que, através de analíticos de vídeo e áudio, qualquer situação previamente definida seja identificada e um alerta seja gerado, de modo a avisar as equipes de segurança sobre a necessidade de ação.

Leia também: Inteligência Artificial apoia a mudança da rotina de segurança dos condomínios

Nesse sentido, algumas possibilidades de integração da tecnologia com a inteligência artificial são:

  • Identificação: A inteligência artificial pode fazer a identificação digital e automática de pessoas. Desta forma, é possível controlar a entrada e saída do prédio.
  • Permanência: Detecta e alerta sobre a presença de uma pessoa em determinado local além de um tempo limite. Pode indicar que alguém está à espreita, aguardando para alguma ação criminosa.
  • Movimento ou detecção de elementos específicos:  Identifica a existência de movimentos, sendo utilizado para monitorar a presença de pessoas ou veículos nos ambientes. O analítico consegue distinguir se o movimento é causado por uma pessoa – nesse caso dele emitir o alerta – ou um animal ou planta se movimentando, por exemplo.
  • Cruzamento ou monitoramento de perímetro: Gera alertas quando alguém cruza uma determinada linha virtual, acessando um perímetro pré-definido (um muro, uma área comum) ou quando há circulação dentro de uma área pré-estabelecida (um depósito, uma sala).
  • Leitura de placas de veículos: Identifica os veículos que acessam o prédio, de modo que qualquer placa não autorizada gere um alerta.
  • Identificação de armas de fogo: Permite, além da identificação, o acionamento da polícia ou equipes de segurança previamente.

Outras soluções que podem atuar de modo integrado são:

  • Reconhecimento facial ou biometria: permitindo que só pessoas previamente autorizadas circulem pelas áreas comuns.
  • Portaria Eletrônica: no qual o gerenciamento dos acessos aos condomínios é feito por equipes remotas.

Você também vai gostar de ler: Tecnologia de videomonitoramento inteligente reforça a segurança nos condomínios em tempos de pandemia

Vale lembrar que o videomonitoramento inteligente capta as imagens, classifica e interpreta, de maneira rápida e autônoma, não dependendo da ação humana. Evita o desperdício de tempo com ações equivocadas, resultando em uma operação muito mais eficiente. Além disso, os equipamentos são preparados para operar 24 horas por dia, sob quaisquer condições climáticas, baixa luminosidade, excesso de poeira ou umidade.

Ficou interessado e gostaria de mais informações? Entre em contato!

Assine nossa newsletter

EnglishPortugueseSpanish