fbpx

A importância da cloud na segurança

21 nov 2022 Tecnologia de Segurança

Conheça as vantagens da cloud computing na segurança eletrônica

O Brasil ocupa atualmente o 10º lugar no mundo em adoção de soluções de computação em nuvem (cloud computing), sendo o que tem maior investimento nesta área entre os países da América Latina. As informações são da consultoria Gartner, que projeta os gastos mundiais com armazenamento em nuvem na casa dos US$500 bilhões até o final de 2022.

As possibilidades de aplicações tecnológicas na nuvem são muito amplas. Diversas áreas, independente do segmento ou porte, podem ser beneficiadas com essa alternativa acessível, flexível e colaborativa.

Na segurança eletrônica não é diferente. A Avantia vem acompanhando a evolução das aplicações oferecidas pela cloud computing para sistemas de videomonitoramento e conta com expertise para entregar soluções que atendam aos movimentos do mercado.

Saiba mais sobre as novidades tecnológicas na segurança eletrônica.

Flexível e segura

A tecnologia em nuvem oferece software como serviço e níveis variados de tecnologia. Os serviços são customizados sob demanda, o que torna a proposta de segurança mais econômica e condizente com a necessidade de cada empresa.

O videomonitoramento em nuvem permite, por exemplo, que dispositivos conectados à internet forneçam imagens de alta definição, com a garantia de backups criptografados. Mesmo que uma câmera seja danificada fisicamente, a arquitetura de cloud armazena todos os dados de vídeo capturados em um ambiente seguro.

Além disso, é possível aumentar a capacidade de armazenamento das informações de videomonitoramento de maneira rápida e instantânea.

Alta tecnologia

Com o avanço acelerado da tecnologia 5G, bem como inteligência artificial e Big Data disponíveis para o ambiente da nuvem, as possibilidades de análises de vídeo se tornam cada vez mais avançadas.

Os sistemas de videomonitoramento inteligente, com analíticos de vídeo e áudio, são capazes de identificar e emitir alertas em tempo real em casos de eventos críticos, conforme padrões pré-estabelecidos. A análise e o relato de anomalias acontece de maneira instantânea, melhorando os esforços de segurança e proteção de pessoas e empresas em reconhecimento de rostos (para sistemas de controle de acesso), sons de vidros quebrados ou tiros, objetos abandonados ou retirados indevidamente, cruzamento de linhas ou acesso a locais restritos, comportamentos suspeitos, identificação de veículos roubados ou sem autorização de acesso através da placa, etc.

Suporte remoto

Diagnósticos e manutenções são muito menos invasivos em sistemas na nuvem. As medidas corretivas são executadas e aplicadas praticamente em tempo real, assim como as atualizações, sem a necessidade da presença física de um técnico ou de tornar os hardwares de videomonitoramento indisponíveis durante o processo. 

Vantagens da cloud computing

Por que as soluções na nuvem ganharam tanto espaço nos últimos anos? Os benefícios são vários:

  • Redução de custos para as organizações, uma vez que não serão necessários servidores físicos, já que a estrutura de armazenamento será terceirizada;
  • Baixa demanda de manutenção e consumo de energia reduzido, já que os servidores não estarão in loco;
  • Estrutura customizável, podendo a empresa aumentar ou reduzir a quantidade de armazenamento contratado, conforme demanda;
  • Mais agilidade e facilidade para acesso remoto e localização de dados e informações;
  • A segurança de dados oferecida é igualmente efetiva como as encontradas em sistemas on-premise, garantindo a proteção e a privacidade das informações;
  • Além disso, as soluções em nuvem contam com sistemas de segurança modernos e descentralizados, assim como backups automáticos, o que evita a perda das informações em casos de falhas, quedas de energia ou incidentes, por exemplo.

A Avantia é uma das líderes em soluções para segurança eletrônica no país. Com 24 anos de atuação, conta com um time preparado para avaliar e ofertar tecnologias compatíveis com a necessidade de proteção de sua empresa e de seus colaboradores. Entre em contato com nossa equipe e saiba mais!

Você também vai gostar de ler: Monitoramento inteligente utilizando câmeras analógicas

Assine nossa newsletter

EnglishPortugueseSpanish